BIOGRAFIA DE RUSSELL SHEDD

BIOGRAFIA DE RUSSELL SHEDD

O caminhão saltava ao longo da estrada tortuosa na montanha, gemendo em protesto contra o peso de passageiros e bagagem. O motorista agarrava a direção, enquanto seus olhos esforçavam-se para perscrutar a escuridão. O missionário Leslie Shedd, sua esposa Della e seus quatro pequenos filhos logo estariam dizendo adeus à Bolívia. Estavam sendo conduzidos à estação ferroviária na primeira etapa de uma longa viagem por terra para o Chile, de onde embarcariam em um navio para Nova Iorque.

Hudson, Helen e Russell, as três crianças maiores dos Shedds, estavam espremidas na parte de trás, junto com a carga do caminhão. Logo o veículo embalou-os, e eles adormeceram. Sonhavam com as aventuras que teriam durante a licença nos Estados Unidos.

Cansado após um longo dia de trabalho, o motorista também dormiu. O caminhão rapidamente saiu da estrada. Não houve tempo para reagir. Caído na vala e extremamente carregado, o veículo tombou e parou com as rodas girando no ar frio da noite.

Leslie e Della Shedd imediatamente pensaram o pior: nossos filhos foram esmagados pela bagagem. O silêncio na parte traseira do caminhão parecia confirmar seus temores. Inspecionando mais de perto, contudo, perceberam que as crianças continuavam dormindo. Nem mesmo o acidente os havia despertado. Ninguém estava machucado.

AS RAÍZES LATINO-AMERICANAS

Recordando esses eventos da infância, o Dr. Russell Shedd crê que Deus preservou sua vida com um propósito missionário. Filho de missionários, suas raízes latino-americanas, incluindo o nascimento na Bolívia, era a maneira pela qual Deus o estava preparando para uma vida de serviço no Brasil.

A linhagem da família Shedd tem uma história magnífica de serviço cristão. Pesquisas remontam o nome Shedd à Inglaterra do século XVII.1 Daniel Shed, um dos ancestrais, esteve entre os 25 mil puritanos ingleses que decidiram atravessar o Atlântico entre 1630 e 1642 para uma vida nova na América do Norte.

O teólogo presbiteriano W. G. T. Shedd, outro parente distante, era reputado como o “último teólogo americano realmente expressivo a aderir com obstinação […] à doutrina de um inferno literal com castigo futuro interminável”.2 Ele foi professor de teologia sistemática no famoso Union Theological Seminary, em Nova Iorque, no final do século XIX.

A mãe de Russell Shedd foi educada na mesma pequena denominação presbiteriana (com cerca de 50 igrejas) do evangelista Billy Graham. Comenta-se que este, aos 17 anos, foi à igreja rural que ela freqüentava, perto de Charlotte, na Carolina do Norte, para solicitar a ordenação. Esta lhe foi negada pelos presbíteros, que acharam Billy Graham muito jovem e com poucos conhecimentos.

UMA FAMÍLIA DE MENTALIDADE MISSIONÁRIA

Russell Philip Shedd nasceu em 10 de novembro de 1929 em Aiquile, na Bolívia, cerca de sete anos depois de seus pais terem iniciado ali a carreira missionária. Era o terceiro de quatro filhos. Seus dois irmãos mais velhos também buscaram ministérios transculturais. Hudson, o primogênito, recebeu seu nome de Hudson Taylor, missionário pioneiro na China. Atualmente, é o diretor da Gospel Mission of South America e já pregou o evangelho na Bolívia, no Chile e no Uruguai. Sua irmã Helen e o marido, David Ekstrom, têm atuado como tradutores e professores da Bíblia na Guatemala durante mais de 40 anos com a Central America Mission. Phyllis, a irmã mais nova de Russell Shedd, casou-se com um professor da Lexington Christian High School, em Lexington, estado de Massachussetts, nos Estados Unidos.

A educação primária de Russell Shedd deu-se em uma escola missionária na Bolívia. Ele foi para os Estados Unidos no início da adolescência para completar seus estudos de 2? grau na Westervelt Home e na Wheaton Academy, na área metropolitana de Chicago, numa transição natural para o Wheaton College, onde, em 1949, recebeu o grau de bacharel. Entre seus colegas de faculdade estava James Elliot (martirizado pelos índios auca do Equador). Ele continuou em Wheaton a fim de obter o grau de mestre em estudos do Novo Testamento, na Wheaton College Graduate School.

Russell Shedd completou então seus estudos para receber o grau de mestre em teologia (M.Div., conhecido na época como B.D.) no Faith Seminary, na Filadélfia, em 1953. Quando tinha 25 anos, recebeu o grau de doutor (Ph.D.) na renomada Universidade de Edimburgo, na Escócia. Sua tese analisava o uso do apóstolo Paulo das concepções judaicas e do Antigo Testamento acerca da solidariedade da raça, tema este transformado em livro.3

Ao voltar para os Estados Unidos em 1955, Russell Shedd aceitou o cargo de professor no Southeastern Bible College, em Birmingham, no estado do Alabama. Ali conheceu a aluna Patricia Dunn. A amizade entre eles floresceu até chegar a um compromisso para a vida inteira. Casaram-se em 22 de junho de 1957 e passaram a lua-de-mel na Guatemala.

COM DESTINO A PORTUGAL

Missões constituíam o centro dos planos dos recém-casados. Seis meses após o casamento, foram designados pela Conservative Baptist Foreign Mission Society (CBFMS) para o serviço missionário em Portugal. A diretoria da missão tinha apenas 15 anos naquela época, mas experimentara um crescimento vertiginoso no auge da expansão após a Segunda Guerra Mundial, sendo diretamente sustentada por centenas de igrejas batistas que acreditavam na aplicabilidade da Grande Comissão de Cristo nos dias de hoje. Os jovens Shedds passaram oito meses entre essas igrejas, compartilhando suas idéias para o treinamento de liderança em Portugal e obtendo compromissos de sustento para seu empreendimento missionário. No início de 1959, eles avançaram na experiência missionária quando aceitaram um convite para iniciar uma igreja em Long Island. Ela existe ainda hoje como a próspera Calvary Baptist Church de Port Jefferson. Os Shedds chegaram em Portugal em agosto de 1959 para iniciar o ensino no seminário batista em Leiria.

Cada membro da equipe missionária portuguesa da CBFMS devia lidar com a responsabilidade ministerial dos outros, além da ênfase em seu trabalho principal. Russell Shedd recebeu o encargo de acompanhar um ministério de literatura em formação, tarefa que ele acolheu com prazer. Era um complemento natural para seu interesse em educação teológica. Esse ministério foi denominado Edições Vida Nova. Havia sido fundado com vistas ao fornecimento de textos teológicos básicos e de obras de referência bíblica para estudantes, professores e pastores. Na época, os livros teológicos eram artigo raro em Portugal.

Nos três anos que se seguiram, Russell Shedd sentiu duas sérias limitações impostas ao programa de publicações:

Primeira, os altos custos de impressão reduziam imensamente o número de títulos novos que podiam ser produzidos; e

Segunda, os poucos livros eram vendidos muito lentamente na minúscula comunidade evangélica portuguesa.

Após muitas orações e deliberações, ele e seus colegas decidiram que esses problemas poderiam ser resolvidos olhando-se no sentido sudoeste, para o outro lado do Atlântico. O Brasil compartilhava a língua de Portugal, tinha uma comunidade evangélica grande, que crescia rapidamente, e oferecia baixos custos de produção editorial. O primeiro plano do grupo era que Russell Shedd ficaria dois anos no Brasil tempo suficiente para implantar uma ação editorial em São Paulo e então voltaria para ministrar em Portugal. Três anos depois do dia em que os Shedds chegaram em Portugal, eles pisaram pela primeira vez no Brasil. Era agosto de 1962.

PLANTANDO A SEMENTE

Tão logo estabelecido em São Paulo, Russell Shedd encontrou dois irmãos brasileiros interessados em formar uma sociedade editorial. Após diversos anos, a Edições Vida Nova (EVN) brasileira foi reorganizada como empresa sem fins lucrativos. A missão de Russell Shedd nos Estados Unidos proporcionou grande parte do investimento financeiro inicial.

O ano seguinte foi um marco na história de EVN, lembra Russell Shedd, pois foi durante esse período que Deus plantou em seu coração a semente da Bíblia Vida Nova. De forma irônica, a concepção da Bíblia de estudo, que tem edificado a vida de tantos obreiros cristãos no Brasil e em todo o mundo, originou-se em um esquema que visava lucro.

Enquanto os sócios de Russell Shedd procuravam maneiras de lucrar no negócio editorial, um deles teve a idéia de adquirir Bíblias baratas da Sociedade Bíblica do Brasil e substituir as capas simples por capas de couro luxuosas, as quais poderiam ser vendidas com uma margem de lucro substancialmente maior. Os pensamentos de Shedd fluíam em outra direção:

“Se vamos negociar Bíblias, por que não produzimos uma obra nossa, com notas explicativas, referências a outros textos e auxílios didáticos?”

Não havia nada semelhante no Brasil; portanto, uma Bíblia de estudo seria imensamente útil para pastores e obreiros leigos.

Russell Shedd não imaginava que sua idéia ficaria em gestação durante 14 anos, antes do verdadeiro nascimento da Bíblia Vida Nova.

É importante observar que o projeto da Bíblia foi o que talvez mais pesou na sua decisão de ficar no Brasil, em vez de retornar para o ministério em Portugal.

OBRA DO INIMIGO

Pelo menos alguns problemas que perseguiram o projeto da Bíblia foram sem dúvida obra do inimigo, que podia ver o imensurável valor de tal livro nas mãos de obreiros cristãos de língua portuguesa. O papel para a impressão da Bíblia foi o primeiro obstáculo. Com fundos emprestados da CBFMS, Russell Shedd comprou na Inglaterra papel bíblia tipo “Índia”, da melhor qualidade. Naquela época, não havia impostos para importar Bíblias para o Brasil. Acreditava-se que o papel bíblia também passaria livremente nas alfândegas brasileiras. “Mas não era assim. Foi um terrível engano”, diz ele. A carga chegou ao Brasil em 1967. Embora oficialmente o papel tivesse sido importado como doação, foi apreendido em Santos. Em 1976, ele viu com seus próprios olhos o papel armazenado em um depósito alfandegário. Finalmente, foi leiloado e revendido à casa publicadora da Convenção Batista Brasileira, no Rio de Janeiro.

O segundo obstáculo foi o processo técnico de produção dos comentários e das notas homiléticas da Bíblia, escritos por Russell Shedd, colegas missionários e líderes de igrejas brasileiras. Depois de compostas fotograficamente, as notas perdiam a cor, tornando extremamente difícil a obtenção de negativos nítidos para a impressão. Shedd comentou: “Se Paul Wilder (missionário americano independente) não tivesse ajudado, talvez nunca publicássemos a Bíblia!”. Em 1975, Wilder levou pessoalmente os originais para El Camino Press, na Califórnia, onde a Bíblia seria impressa. Quando os especialistas gráficos explicaram que não conseguiriam usar originais tão apagados, Wilder decidiu ficar nos Estados Unidos a fim de buscar uma solução criativa para o problema. Durante um ano inteiro, ele reforçou os originais descoloridos por meio de um processo fotográfico, retocando à mão os negativos um por um. Por incrível que pareça, os filmes usados para a primeira Bíblia de formato grande são usados até hoje!

Russell Shedd considera a conclusão da Bíblia Vida Nova e sua popularidade entre os cristãos brasileiros uma das maiores alegrias de sua carreira missionária. “Em meus sonhos mais entusiásticos, nunca pude imaginar que (a Bíblia) venderia tão facilmente”, ele diz. “Eu achava que levaria anos para vender uma única edição.” A Bíblia está agora em sua 17a. edição. Embora outros editores brasileiros tenham produzido Bíblias de estudo semelhantes nos últimos anos, a Bíblia Vida Nova continua muito procurada. Mais de 200 mil exemplares foram vendidos. Russell Shedd diz: 

“As pessoas comentam constantemente como (a Bíblia) tem sido importante para elas”.

Para muitos cristãos brasileiros, o nome Russell Shedd é praticamente sinônimo de Edições Vida Nova. Desde seu início humilde em Portugal, EVN cresceu e tornou-se uma das maiores editoras evangélicas do Brasil. Atualmente, comercializa mais de 175 livros. Mas Russell Shedd ainda enxerga muitos campos inexplorados na literatura evangélica brasileira, e diz:

“Ainda temos muito que fazer para melhorar a qualidade de nossa literatura. A área de línguas originais da Bíblia precisa de ajuda. Temos muito pouco sobre os pais da igreja. Muito mais poderia ser publicado sobre os conceitos da Nova Era, do universalismo, do pluralismo religioso, sobre hermenêutica, além de comentários de alto nível”.

MOLDANDO UMA GERAÇÃO

Embora a publicação de livros no Brasil fosse uma tarefa importante para Russell Shedd, ela não estava no centro de seu coração. Em 1965, quando recebeu um convite para lecionar na Faculdade Teológica Batista de São Paulo (FTBSP), ele reconheceu a clara orientação de Deus.

“Era o que eu queria fazer, para o que originalmente me preparei”, ele diz. Russell Shedd ensina principalmente nas áreas de Novo Testamento e de hermenêutica, atuando também no programa de mestrado.

Nas décadas de 60, 70, 80 e 90, os alunos sempre se matricularam animados para suas aulas não por serem academicamente fáceis, mas porque queriam assimilar um pouco da análise penetrante das Escrituras feita por ele. Russell Shedd tornou-se conhecido como o professor que podia apontar a mensagem central de uma passagem bíblica, pois estava ativamente em contato com seu Autor. Seu espírito humilde sempre lhe permitiu orientar os alunos na aplicação direta da Palavra de Deus em suas vidas e ministérios. Suas raízes latino-americanas parecem colocá-lo em vantagem sobre outros professores estrangeiros quanto à identificação das necessidades e dos problemas dos alunos.

Ary Velloso, formado pela FTBSP e pastor da Igreja Batista do Morumbi, em São Paulo, conta uma história pungente que revela a comunicação de Russell Shedd com os alunos e também uma faceta de seu caráter. Ary Velloso diz que um dia Russell Shedd recebeu um misterioso depósito em sua conta bancária. Em vez de apressar-se para gastar o dinheiro, discutiu o assunto com a esposa. “Fico pensando no propósito de Deus para esse dinheiro”, ele refletiu.

Algum tempo depois, em uma noite no seminário, aconteceu de ele chegar cedo na sala de aula, onde havia apenas um aluno, ajoelhado, perto de sua cadeira, chorando. Ao cumprimentá-lo, ele viu que o aluno havia chorado e perguntou:

“Qual é o problema?”

O aluno explicou que um de seus filhos havia morrido de leucemia. Agora, seu segundo filho demonstrava sintomas semelhantes. O médico havia prescrito determinado exame para o menino, mas ele não tinha condições de pagá-lo.

Russell Shedd sorriu. “Suas orações já foram atendidas”, disse ao aluno. “Deus colocou o dinheiro em minha conta justamente para sua necessidade.” Sentando-se, preencheu um cheque referente à quantia necessária e entregou-o ao aluno espantado.

Outro ex-aluno da FTBSP, Eulália de Andrade Pacheco Kregness, lembra que ele sempre tinha tempo para ouvir os alunos.

“No corredor, na sala de aula ou em seu escritório, ele parava para conversar”, ela conta.

Muitos compartilhavam pedidos de oração. Semanas ou meses depois, ele perguntava especificamente sobre o que havia acontecido. “Você sabia que ele se importava e que estivera orando por aquele pedido”, diz ela.

O estilo expositivo de ensino e de pregação do Doutor Shedd moldou toda uma geração de futuros líderes eclesiásticos brasileiros. Ele comenta: “Os jovens formados de nosso seminário têm uma perspectiva muito diferente daquela da geração mais antiga. Eles são mais abertos, desejam trabalhar com outros grupos evangélicos, são mais flexíveis em estilos de culto…”. Embora não seja o único responsável por essa tendência, Russell Shedd certamente exerceu um papel fundamental.

A dedicação de Russell Shedd à educação teológica no Brasil também é provada por sua rejeição de convites para lecionar em seminários nos Estados Unidos. Em 1967, foi convidado a lecionar em um grande seminário batista em Denver, no estado do Colorado. Durante as licenças regularmente programadas nos Estados Unidos, ele decidiu tentar esse trabalho como experiência. Ensinou ali por dois anos em licenças separadas. Durante esse período, Shedd dizia: “Nunca senti que é isso que Deus quer que façamos”. Ele sempre voltava para o Brasil com o sentimento de que “sou mais útil aqui (no Brasil)”.

Outra escola, a Trinity Evangelical Divinity School, nos arredores de Chicago, concedeu-lhe oportunidade de lecionar durante sua licença de um ano. O Bethel Theological Seminary, em St. Paul, no estado de Minnesota, também queria que o Dr. Shedd se candidatasse para fazer parte da diretoria da escola, mas ele declinou o convite. Depois teve oportunidade de lecionar no Wheaton Graduate School, onde atuou durante um semestre como professor de missões. Ele diz:

“Quando (Patrícia e eu) orávamos sobre isso, os convites de fato reforçavam o chamado de Deus para missões no Brasil”.

UM CONFERENCISTA MUITO REQUISITADO

Lecionando havia dez anos na FTBSP, Russell Shedd recebeu um convite para falar em uma conferência missionária nacional patrocinada pela Aliança Bíblica Universitária (ABU) em Curitiba. Era sua primeira participação em uma conferência de âmbito nacional, e isso marcou o início de um ministério como orador que o levaria às fronteiras do Brasil e ao exterior.

Depois de falar no congresso Geração 79, da Mocidade Para Cristo:

“sempre houve mais convites (para pregações e preleções) do que eu podia aceitar”.

Muitos pastores que tentaram agendá-lo para seus púlpitos descobriram que é necessário planejar com pelo menos um ano de antecedência.

A influência de Russell Shedd muitas vezes estendeu-se para fora do Brasil. De 1982 a 1988, por exemplo, ele foi membro da comissão teológica da World Evangelical Fellowship. Durante esses anos, escreveu diversos capítulos para livros sobre oração, justificação, culto, igreja e justiça social.

Em 1986, ele foi à Índia para uma série de reuniões sob o patrocínio da Visão Mundial. Ele também fez muitas preleções em Cingapura e no Havaí para o Haggai Institute, organização evangélica internacional para treinamento de líderes. No Brasil, tem prestado serviços à comissão de tradução da Nova Versão Internacional baseada na Bíblia mais vendida nos Estados Unidos.

Suas aulas e sermões bíblicos muitas vezes tornaram-se base para livros. Tão Grande Salvação, sua primeira obra em português, nasceu de mensagens sobre o livro de Efésios apresentadas na conferência da ABU, em Curitiba. Desde então, ele produziu nove outros livros e dezenas de artigos para periódicos.

FILHOS EM DOIS CONTINENTES

Embora muitos comparem o processo de escrita de um livro com a gravidez e o nascimento, Russell Shedd tem outros filhos que ele considera mais importantes.

“Tem sido uma grande alegria”, ele comenta, “ver nossos cinco filhos andando com o Senhor e procurando servi-lo”.

Timothy, o primogênito de Shedd, foi o único filho nascido nos Estados Unidos, antes de sua chegada em Portugal. Ele leciona matemática em uma escola pública em Englewood, no estado do Colorado, e tem duas filhas.

Nathanael, nascido em Portugal, é casado e programador de dados no Wheaton College, em Wheaton, estado de Illinois.

Peter também nasceu em Portugal. É casado e reside na Alemanha.

Helen é solteira e mora com seus pais em São Paulo. Ela ministra a líderes que trabalham com crianças de rua e é aluna do curso de mestrado em teologia do Novo Testamento na FTBSP.

Joy estuda enfermagem. É casada e mora na Alemanha. Ela serviu durante dois anos no navio missionário Doulos, onde conheceu o marido.

CERTO ENIGMA

Mais de 30 anos no país deram a Russell Shedd uma perspectiva singular da igreja evangélica brasileira. Um dos avanços emocionantes durante esse período tem sido o interesse do país em missões mundiais, que vem crescendo intensamente. Ele cita Edison Queiroz, um de seus ex-alunos na FTBSP, como pioneiro desse movimento. Edison Queiroz foi presidente do COMIBAM (Comissão Missionária ibero-americana), organização formada para promover o treinamento e o envio de missionários transculturais latino-americanos.

Outra tendência que Russell Shedd ressalta é um interesse nacional em reavivamento. Ele percebe “uma expectativa, uma espera no Senhor, e algumas coisas incomuns acontecendo” em igrejas onde ministrou.

Finalmente, ele identifica uma abertura maior quanto a grupos carismáticos entre as denominações protestantes tradicionais. “O muro divisório está ruindo”, ele diz. “Hoje muitas igrejas estão dispostas a reconsiderar sua postura em relação ao movimento carismático.”

Ele mesmo tem constituído certo enigma para batistas brasileiros tradicionais, com quem está associado no nível de igrejas locais. Embora seja firme defensor das doutrinas batistas baseadas na Bíblia, ele desafia as tentativas de colocar um rótulo denominacional em sua teologia. Para ele, a fidelidade às Escrituras é mais importante do que a lealdade a um grupo ou a outro. Há quem fique perplexo com essa abordagem que não se prende a regras, mas a maioria das pessoas tem profundo respeito por seu caráter cristão. Mesmo alguns que discordam de suas posições teológicas, sem dúvida ouvem atentamente sua interpretação de passagens bíblicas centrais.

Russell Shedd parece ter a rara capacidade de discordar de maneira gentil.

Um bom exemplo dessa qualidade são suas ideias acerca da escatologia. Ao mesmo tempo em que ressalta os perigos da concepção liberal da história chamada “escatologia realizada”, ele critica a linha escatológica de Hal Lindsey, que sugere que “os eventos do fim não têm realmente nada a ver conosco”. 

A verdade, ele salienta, encontra-se em outro lugar, em uma perspectiva que despreza uma cronologia detalhada de eventos e enfatiza a responsabilidade sensata da igreja pela evangelização mundial diante da volta de Cristo, após um período de sofrimento e martírio.

CURRICULUM VITAE / ESCOLARIDADE

Diploma Wheaton College Academy (1946).

Bacharel em Artes Wheaton College (1949) com especialização em Bíblia e em grego.

Mestre em Artes Wheaton Graduate School of Theology (1951) com especialização em Novo Testamento. Tese: The Origin and Destination of the Fourth Gospel.

Bacharel em Teologia Faith Theological Seminary (1953).

Doutor em Filosofia Universidade de Edimburgo (1955). Tese: St. Paul’s Use of Old Testament and Early Jewish Conceptions of Human Solidarity.

Ordenação Hydewood Park Baptist Church, em North Plainfield, NJ (1953).

EXPERIÊNCIA

1. Southeastern Bible College, em Birmingham, AL (1955-56).

2. Pastor da Hydewood Park Baptist Church, em North Plainfield, NJ (1956-57).

3. Fundador e pastor da Calvary Baptist Church, em Port Jefferson Station, NY (1959).

4. Missionário pela Conservative Baptist Foreign Mission Society (1958 em diante).

5. Professor de Novo Testamento no Seminário Teológico Baptista de Leiria e Lisboa (1959-62).

6. Professor de Novo Testamento na Faculdade Teológica Batista de São Paulo (1965 em diante). Diretor do Departamento de Novo Testamento e Exegese (1980 em diante).

7. Professor visitante de Novo Testamento no Conservative Baptist Theological Seminary em Denver, CO (1967-68 e 1977-78).

8. Professor visitante de Novo Testamento e Missões na Trinity Evangelical Divinity School, em Deerfield, IL (1981-82).

9. Professor visitante de Missões na Wheaton Graduate School of Theology, em Wheaton, IL (1988).

Professor visitante do Seminário Batista do Grande ABC, em Santo André, SP.

Professor assistente do Instituto Haggai para Treinamento Avançado de Líderes, em Cingapura, no Havaí e no Brasil (1988 em diante).

Fundador e pastor da Igreja Batista Jardim das Oliveiras, em São Paulo, SP, e da Igreja Batista Vida Nova, em São Paulo, SP. Dirigente da Igreja Batista do Jardim São Luiz, em São Paulo, SP. Pastor da Metropolitan Chapel, em São Paulo, SP (1971-73 e 1978-81).

SOCIEDADES PROFISSIONAIS E ECLESIÁSTICAS

Institute for Biblical Research (1970-82).

Evangelical Theological Society (1953 em diante).

Theology Commission: Faith and Life Study Unit da World Evangelical Fellowship (1982-88).

Fraternidade Teológica da América Latina (1970 em diante).

Associação Brasileira de Evangelização (1983-90).

Comissão de Tradução da Nova Versão Internacional da Bíblia (1989 em diante).

Fundador e Diretor de Edições Vida Nova no Brasil (1962-1991). Editor-chefe (1992 em diante).

PUBLICAÇÕES: LIVROS

Man in Community, Epworth Press (1958) e Eerdmans (1962).

Editor da Bíblia Vida Nova (1977).

Tão Grande Salvação: uma exposição de Efésios, ABU Editora (1978), Vida Nova (1988).

Andai Nele: uma exposição de Colossenses, ABU Editora (1979), Vida Nova (1988).

Disciplina na Igreja, Vida Nova (1983).

Escatologia do Novo Testamento, Vida Nova (1983).

Alegrai-vos no Senhor: uma exposição de Filipenses, Vida Nova (1984).

A Justiça Social e a Interpretação da Bíblia, Vida Nova (1984).

Adoração Bíblica, Vida Nova (1987).

Lei, Graça e Santificação, Vida Nova (1990).

O Mundo, a Carne e o Diabo, Vida Nova (1991).

Nos Passos de Jesus: uma exposição de 1 Pedro, Vida Nova (1993).

A Solidariedade da Raça: o homem em Adão e em Cristo, Vida Nova (1994).

O Livro e os Livros, manuscrito solicitado pela ABEC (Associação Brasileira de Editores Cristãos), aguarda publicação.

PUBLICAÇÕES: ARTIGOS E ENSAIOS

“Multiple Meanings in the Gospel of John” em Biblical and Patristic Studies, editado por Gerald Hawthorne, Eerdmans (1975).

“O Pecado e a Salvação na América Latina” em O Presente, o Futuro e a Esperança Cristã, editado por Valdir Steuernagel, ABU Editora (1980).

“Social Justice and the Interpretation of the Bible” em Biblical Interpretation and the Church: Text and Context, editado por D. A. Carson, Paternoster (1984).

“Biblical Worship in the New Testament” em The Church in the Bible and the World, editado por D. A. Carson, Thomas Nelson (1985) e Paternoster (1987).

“Prayer and the Preparation of Christian Leaders” em Teach Us to Pray, editado por D. A. Carson, Baker (1990) e Paternoster (1990).

“Justification and Personal Christian Living” em Right with God, editado por D. A. Carson, Paternoster (1992).

“An Evangelical Looks at Liberation Theology” em Trinity World Forum, v. 7, n. 2 (1982).

“Riqueza, Conceito Cristão de” em Enciclopédia HistóricoTeológica da Igreja Cristã, editado por Walter E. Elwell, v. 3, Vida Nova (1990).

“Fé Segundo Tiago” em Revista Teológica do Seminário Teológico Batista do Sul.

“Bíblia: o Absoluto e o Relativo” em O Jornal da Bíblia (dezembro de 1991).

“Unidade: o Desafio da Igreja Hoje” em Raio de Luz (1990).

“O Novo Nascimento” em Raio de Luz (1993).

“Hermenêutica Bíblica” em Vox Scripturae, v. I, n. 2 (1991).

PALESTRAS

1974

Seminário Teológico Batista do Sul “Corpo de Cristo em 1 Coríntios”.

Seminário Independente Batista de Campinas “Adoração”.

1976

Congresso Missionário da ABU Estudos sobre Efésios.

Encontro de Pastores da SEPAL “Ministério”.

1979

CLADE II “O Conceito de Pecado na América Latina”.

Congresso Geração 79 Estudos sobre Colossenses.

1980

Seminário Teológico Batista do Sul “Escatologia”.

1982

Encontro de pastores promovido pela Visão Mundial, em Belo Horizonte quatro estudos sobre “O Ministério Cristão”.

1983

Congresso Brasileiro de Evangelização “Santificação”.

Encontro de pastores promovido pela Visão Mundial, em Recife “Uma Visão Bíblica de Ministério”.

1984

Retiro de pastores batistas do Rio de Janeiro “O Ministério em 2 Coríntios 26” e “O Pastor Mestre”.

Seminário Teológico Batista do Paraná “Exposição da Palavra”.

Seminário Mineiro, em Belo Horizonte “Adoração”.

1985

Seminário Batista do Oeste, em Campo Grande, MS.

Seminário Betel Brasileiro, em João Pessoa, PB “Estratégias Missionárias Paulinas em Atos”.

Retiro de pastores batistas do Mato Grosso do Sul.

Retiro de pastores batistas do Paraná “Lei e Graça”.

Seminário Batista Filadélfia, em Campinas “Estratégias Missionárias”.

Seminário Teológico Betel no Rio de Janeiro “Adoração”.

1986

Retiro da Ordem de Pastores Batistas de Minas Gerais “Adoração”.

Seminário Teológico Batista de Dourados, MT “Sermão Expositivo”.

Seminário Bíblico Batista do Rio de Janeiro.

Encontro de Líderes e de Pastores promovido pela Visão Mundial, em São Luiz, MA “A Pessoa, Obra e Ação do Espírito Santo”.

Seminário Teológico Batista Fluminense de Campos, RJ “Adoração” e “Escatologia”.

Encontro de pastores no sul da Índia (estado de Kerala) “As Implicações da Teologia da Libertação na Evangelização”.

1987

Seminário Batista de Campos, RJ “Tiago”, “Lei e Graça”.

1988

Retiro de pastores batistas de Santa Catarina.

Seminário Bíblico Mineiro “Escatologia”, “Homilética Expositiva”.

Seminário Batista Regular de Juazeiro do Norte, CE “Exposição Bíblica”.

Faculdade Teológica Batista de Brasília “Os Dons e o Amor 1 Coríntios 12.14”.

Seminário Teológico Batista de Laranjeiras “Escatologia”.

Seminário Teológico Batista Fluminense de Campos, RJ “Teologia da Oração”.

1989

Retiro de pastores batistas do estado de São Paulo.

Reunião anual de pastores das igrejas congregacionais do Brasil, em Mendes, RJ “Exposição de 1 Pedro”.

Retiro dos missionários batistas canadenses, em Natal, RN “Exposição de 1 Pedro”.

Reunião dos pastores batistas do Espírito Santo “Hermenêutica”.

Seminário e Instituto Bíblico Betel Brasileiro “Bases Bíblicas da Unidade da Igreja”.

Encontro de pastores promovido pela Visão Mundial, em Fortaleza, CE “Bases Bíblicas da Unidade da Igreja”.

Seminário Teológico Betel do Rio de Janeiro “O Mundo, a Carne e o Diabo”.

1990

Encontro dos missionários da British Baptist Mission “Secularização, o Mundo, a Carne e o Diabo”.

Encontro de missionários da Unevangelized Fields Mission, em Belém, PA “Sabedoria Celestial para a Vida Diária em Tiago”.

Congresso Geração 90, em Brasília “Os Heróis da Fé e a Corrida da Fé em Hebreus 11, 12”.

Encontro de pastores da Igreja Cristã Evangélica, em Anápolis, GO “A Igreja e o Mundo no Século XXI” e “Os Dons do Espírito”.

Instituto e Seminário Bíblico de Londrina, PR “O Pastor Líder” e “O Novo Nascimento”.

Seminário Teológico Presbiteriano de Belo Horizonte “Exposição da Palavra”.

Consulta da Associação de Evangelização do Brasil, em São Paulo, SP “Bases Bíblicas da Unidade da Igreja”.

Seminário Teológico Presbiteriano de Campinas “Exposição das Epístolas Pastorais”.

Seminário Teológico Metodista Livre “Missão da Igreja”.

1991

Seminário Teológico Presbiteriano de Goiânia, GO “Solidariedade da Raça Humana”.

Seminário Teológico Presbiteriano JMC, em São Paulo, SP “Batalha Espiritual”.

Encontro de pastores e líderes batistas do Piauí “Exposição da Palavras”.

Reunião anual das Igrejas Cristãs Evangélicas do Brasil, em São Luiz, MA “Ação Social da Igreja” e “Exposição”.

1992

Pastors’ Conference, El Camino Baptist Church, em Tucson, AR “The Supremacy of God in Missions”.

Congresso Geração 92, em Campina Grande, PB “Exposição de Filipenses”.

Encontro de pastores da Igreja Missionária, em Londrina, PR “Escatologia do Novo Testamento”.

Encontro de pastores da SEPAL, em Arujá, SP “A Vida Devocional do Pastor no Pastorado”.

1993

Encontro de líderes e pastores, em Cambuquira, MG “Exposição de 1 Pedro”.

Encontro anual dos pastores das igrejas congregacionais do Brasil, em Águas de Lindóia, SP “Avivamento e Ética”.

Seminário da JUVEP, em João Pessoa, PB “A Importância da Palavra”.

Encontro de pastores batistas da Bahia, em Feira de Santana, BA “Os Dons do Espírito Santo”.

Encontro de pastores da SEPAL, em Águas de Lindóia, SP “O Homem de Deus Segundo o Coração de Deus”.

Encontro de pastores promovido pela Associação Missionária Maranata, em Xerém, RJ “A Unidade da Igreja”.

Seminário Teológico Batista do Sul “Avivamento Bíblico”.

Congresso Despertar 1993, em Brasília “Missões e o Discipulado”, publicada no guia do congressista, em Campinas, JUMOC.

Encontro nacional da APEC para pastores e líderes “Paternidade Responsável”.

Seminário Teológico no Nordeste, em Recife, PE “Missões no Livro de Efésios”.

Encontro sobre ética e avivamento, em Goiânia, GO “Avivamento e Ética”.

Encontro para pastores sobre avivamento, em Vitória, ES.

Primeiro encontro nacional sobre batalha espiritual, em Valinhos, SP “O Mundo e a Carne”.

Encontro de pastores e líderes sobre hermenêutica, em Manaus, AM “Hermenêutica Bíblica”.

Seminário Betel do Rio de Janeiro “Os Anjos e os Dons”.

Instituto Bíblico Palavra da Vida, em Recife, PE “Exposição de Efésios”.

Primeiro congresso brasileiro sobre missões transculturais, em Caxambu, MG “Base Bíblica de Missões”.

Seminário e Instituto Bíblico do Brasil Central, em Anápolis, GO “Hermenêutica Bíblica”.

Encontro da SEPAL para pastores, em Arujá, SP “Desafio para uma Vida de Submissão à Palavra”.

1994

Retiro da Ordem de Pastores Batistas do Estado de São Paulo “Implicações da Cristologia para o Fim do Século” e “Misticismo”.

Encontro de pastores das igrejas congregacionais, em Boa Viagem, CE “Os Dons e os Anjos: Exposição de 1 Coríntios 1214”.

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2 Comentários

  • Romivon Correia disse:

    Muito bom.
    Fico maravilhado em saber o quanto Deus despertas o ser humano para uma jornada de fé e compromiso. Isto só comprova o quanto o seu pacto para conosco e real e forte.

    1. PrGilmar disse:

      É verdade caro irmão! Sempre Deus dar amostrar do que Ele vem fazendo na vida de muitos por este mundo a fora.

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