Por Pr Gilmar Tavares
A bênção sacerdotal encontrada em Números 6.24-26 é uma das passagens mais conhecidas e significativas da Bíblia. O versículo diz: “O Senhor te abençoe e te guarde; o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti; o Senhor sobre ti levante o seu rosto e te dê a paz.” Esta bênção foi dada pelo sacerdote aos filhos de Israel como uma forma de invocar a bênção de Deus sobre eles.
De acordo com o teólogo John MacArthur, “a bênção sacerdotal era uma expressão poderosa da graça de Deus para o povo de Israel. Era uma promessa de proteção, presença e paz” (MACARTHUR, 2005, p. 111). A bênção era dada pelo sacerdote como um ato de intercessão pelos filhos de Israel, pedindo a bênção de Deus sobre suas vidas.
A bênção sacerdotal também tem implicações teológicas importantes. Segundo o teólogo Charles Ryrie, “a bênção sacerdotal mostra a natureza amorosa e cuidadosa de Deus por seu povo” (RYRIE, 1995, p. 187). A bênção de Deus não é apenas uma bênção material ou física, mas também inclui a bênção espiritual de sua presença e cuidado amoroso.
A bênção sacerdotal ainda é usada hoje em muitas igrejas como uma forma de invocar a bênção de Deus sobre os crentes. De acordo com o teólogo e pastor John Piper, “a bênção sacerdotal é uma maneira poderosa de invocar a graça e a misericórdia de Deus sobre a vida de seus filhos” (PIPER, 2006, p. 78).
A bênção encontrada em Números 6.24-26 é uma expressão poderosa da graça e do cuidado amoroso de Deus pelo seu povo. É uma promessa de proteção, presença e paz que tem implicações teológicas significativas e ainda é usada hoje como uma forma de invocar a bênção de Deus sobre as vidas dos crentes.
Referências bibliográficas:
MACARTHUR, John. The MacArthur Bible Commentary. Nashville: Thomas Nelson, 2005.
PIPER, John. Let the Nations Be Glad! The Supremacy of God in Missions. Grand Rapids: Baker Academic, 2006.
RYRIE, Charles C. Basic Theology. Chicago: Moody Press, 1995.
contato@prgilmar.com.br
Deixe um comentário